Valdir Marques Faria
Valdir Marques Faria nasceu em Ceres-GO e, aos oito meses de idade, sua família mudou-se para Goiatuba-GO. Estudou no Jardim de Infância Dona Lourdes Estivalete Teixeira e no Grupo escolar Laudelino Gomes onde foi aluno de uma das professoras mais rigorosas da cidade. Em 1968, sua família mudou-se para uma fazenda no município de Jaraguá-GO, próxima de sua cidade natal, e lá morou e trabalhou em serviços de ordenha e lavoura até os 16 anos. Estudou no Colégio Estadual
Nos jardins da vida
Segmento: Literatura
O motivo que levou o autor a escrever Nos jardins da vida foi o incentivo incondicional de sua professora de literatura do 2º ano científico, no Colégio onde estudava em Campinas, Goiânia.
A leitura e interpretação de obras de grandes autores dos mais variados estilos despertaram o gosto pela literatura e, nessa época, começou a escrever esta história. O conteúdo do livro é uma mistura de autobiografia e ficção narrado em primeira pessoa pelo personagem Joãozinho, que representa a ficção. Os outros personagens são uma mistura de ficção e realidade que o leitor vai descobrindo à medida que faz a leitura e conhece a vida real do autor. O desenrolar da história oscila entre momentos de solidão e ações inesperadas de fugas e suspense. Há momentos de muita confusão mental que perturbam os pensamentos do personagem Joãozinho.Finalmente, a segunda intenção da história e, na verdade, tema central do livro, é a amizade incondicional entre João e Edgar, reforçando que as diferenças entre as pessoas podem causar um preenchimento das lacunas de cada um.