Pedagogia

  • Trajetória para a docência: 5 Percursos para inovação pedagógica

    Autor: Michel Marcelo de França

     Falar em tecnologia e inovação no campo educacional implica, sobretudo ir além da apresentação de softwares e Apps como solução aos desafios educativos vigentes. É necessário valorizar e evidenciar o papel dos processos tecnológicos enquanto acelerador da criatividade e produtividade das organizações educacionais e seus

    colaboradores, neste complexo cenário de efervescentes transformações.
     
    Mas, como promover mudanças efetivas e impactantes na educação e na forma de ensinar e aprender? O percurso para tecermos uma resposta a essa questão é variado, mas uma coisa é fato: a mera substituição dos recursos tecnológicos, sem a necessária
    transformação do mindset das instituições e seus respectivos atores, os educadores, é tão estéreo quanto a reflexão sem o ato, ou mesmo inútil como ato sem a reflexão. Por isso, nossa proposta transcende o debate sobre o que fazer e foca no como fazer. É incontestável que as mudanças na sociedade da informação são dinâmicas e perenes, por isso somente uma educação disruptiva e ativa poderá atender às demandas da humanidade digital do XXI, cujas premissas repousam sobre a capacidade de aprender a conhecer e a fazer; êxito que só poderá ser logrado com uma profunda ressignificação no mindset didático-pedagógico.
    Prof. Dr. Michel Marcelo de França
  • Basta Imaginar: contos desenhados

    Autor: Mari Cardoso

     Com enfoque didático para criança e sua aprendiza-gem, a obra é a primeira no segmento do país direcio-nado a professores, pedagogos, psicopedagogos e estudantes da área que possam usar como mais um instrumento de consulta auxiliar no desenvolvimento da criança. 

     
    De fácil entendimento. A autora sugere que durante a leitura o professor possa aplicar de forma lúdica uma narrativa envolvente, fazendo com que o aluno desen-volva sua criatividade, capacidade de raciocínio e atenção através dos traços dos desenhos que estão subjetivos no conto e irão sendo formados no passo a passo de cada história contada. 
     
    Um material para o desenvolvimento da aprendizagem com técnicas aplicadas, inclusive clinicamente, como construção de estrutura de pensamento e conhe-cimento do sujeito. 
     
    O livro é esclarecedor e a autora com sua vasta expe-riência profissional na área com crianças, disponibiliza para o leitor seus conhecimentos em Contos Dese-nhados a serem aplicadas.
  • Basta Imaginar: contos desenhados

    Autor: Mari Cardoso

     Com enfoque didático para criança e sua aprendiza-gem, a obra é a primeira no segmento do país direcio-nado a professores, pedagogos, psicopedagogos e estudantes da área que possam usar como mais um instrumento de consulta auxiliar no desenvolvimento da criança. 

     
    De fácil entendimento. A autora sugere que durante a leitura o professor possa aplicar de forma lúdica uma narrativa envolvente, fazendo com que o aluno desen-volva sua criatividade, capacidade de raciocínio e atenção através dos traços dos desenhos que estão subjetivos no conto e irão sendo formados no passo a passo de cada história contada. 
     
    Um material para o desenvolvimento da aprendizagem com técnicas aplicadas, inclusive clinicamente, como construção de estrutura de pensamento e conhe-cimento do sujeito. 
     
    O livro é esclarecedor e a autora com sua vasta expe-riência profissional na área com crianças, disponibiliza para o leitor seus conhecimentos em Contos Dese-nhados a serem aplicadas.
  • Dificuldades de Aprendizagem: uma proposta pedagógica para alunos disléxicos

    Autor: Sandra Maria Dias Ferreira

     Este livro foi construído a partir das reflexões que se sucederam após o término de minha pesquisa acercadas dificuldades de aprendizagem vivenciadas pela comunidade escolar de uma escola pública municipal das Vitórias Régias. Como se fosse um celeiro de conhecimentos, o dia, dia da escola & pesquisa, a qual sinalizou possibilidade e limites inerentes à temática investigada, resultando na única certeza que permaneceu após todo percurso da pesquisa: é impossível não compartilhar e tornar público os resultados e reflexões da mesma. O livro proporcionará a análise das dificuldades de aprendizagem, focalizando o problema específico da dislexia e os conhecimentos dos profissionais que atuam direta e indiretamente na educação, bem como as atitudes e as ações desenvolvidas em suas práticas pedagógicas.

  • Dificuldades de Aprendizagem: uma proposta pedagógica para alunos disléxicos

    Autor: Sandra Maria Dias Ferreira

    ISBN: 978-85-8020-409-4
    ------------------------------------------------------ 
    Este livro foi construído a partir das reflexões que se sucederam após o término de minha pesquisa acercadas dificuldades de aprendizagem vivenciadas pela comunidade escolar de uma escola pública municipal das Vitórias Régias. Como se fosse um celeiro de conhecimentos, o dia, dia da escola & pesquisa, a qual sinalizou possibilidade e limites inerentes à temática investigada, resultando na única certeza que permaneceu após todo percurso da pesquisa: é impossível não compartilhar e tornar público os resultados e reflexões da mesma. O livro proporcionará a análise das dificuldades de aprendizagem, focalizando o problema específico da dislexia e os conhecimentos dos profissionais que atuam direta e indiretamente na educação, bem como as atitudes e as ações desenvolvidas em suas práticas pedagógicas.

     

Desenvolvedor SA DesenvolvedorSA & ArpaDesign arpaDesign © Editora Nelpa | Todos os direitos reservados.