Jorge Gomes

Jorge Gomes

O autor, neste trabalho literário, técnico científico deseja compartilhar com os leitores um tema extremamente delicado sobre os erro e falhas irreversíveis envolvendo vidas, estimulando à uma reflexão. Como alguns querem acreditar, errar não é humano e, não deveremos considerá-lo normal. Muito pelo contrário. Não é errando que se aprende, segundo a ciência cognitiva, pois poderá não haver uma segunda chance.

Dezembro de 2010, a menina Stephanie, de 12 anos, morreu num dos hospitais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo após uma profissional da saúde, cometer o erro e administrar à paciente, em vez de soro, vaselina, o que acabou por entupir suas veias. Oito meses, um piloto alinhou incorretamente o avião na hora do pouso, matando o Presidente Polonês e mais 94 pessoas em Smolensk, na Rússia. O maior acidente de trens de Los Angeles ocorreu em 2008, quando um engenheiro não percebeu o sinal vermelho e provocou uma colisão que resultou em 25 mortos e 135 feridos. Entre as ocorrências de acidentes de carro em rodovias brasileiras, a maior parte ocorre em dias de tempo bom, numa reta e com a pista seca. Nossa vida está cheia de trocas de nomes e coisas que estão sob nosso nariz e, ainda assim, não conseguimos encontrar. Erros triviais ou dramáticos estão presentes e não paramos de cometê-los. Logo, em "errologia", percebemos a necessidade urgente da simbiose entre a inteligência humana e a inteligência artificial, objetivando maior controle da situação quando envolve vidas de trabalhadores como vítimas em determinados momentos e vilões em outros.

  • E-book - Cyberpreview - Cibernética aplicada à prevenção de erros e falhas

    Segmento: Técnico

     A cibernética é a ciência que, a partir do funcionamento do cérebro humano, projeta sistemas análogos em diversos ambientes, originando novas tecnologias como: vida artificial, realidade virtual, software inteligente, agentes artificiais, tecnologias da automação, robótica, mecatrônica nanotecnologia e muito mais.

     Na evolução industrial, as máquinas ampliaram nossos músculos, ajudando-nos a construir grandes cidades e vastas fazendas ou visitar espaços. A evolução da informação é muito mais sutil, nos ajuda a construir cidades maiores, plantar melhores produtos em áreas menores e ultrapassar o céu para chegar até as estrelas. As manifestações físicas da evolução da informação estão se integrando cada vez mais à nossa vida pessoal e profissional. É claro que o homem não poderá construir um novo conjunto habitacional sem a ajuda de retroescavadeiras, máquinas de terraplanagem, tratores e guindastes, porém vamos interagir com a cibernética para complementar a missão. Assim, quando a tecnologia nos direciona, usamos esta mesma tecnologia para controlá-la.
     
    Como seres humanos, nós nos adaptamos, como sempre fizemos, às condições mutáveis do planeta. Desta vez, em vez de uma idade do gelo, temos de nos adaptar a expansão do nosso conhecimento através da expansão das nossas mentes.
     
    Este livro não fala apenas da Cibernética, ele aborda uma profunda possibilidade de modificação do nosso espaço vital, ele discute a nossa adaptação a um futuro no qual a distinção entre o digital e físico se tornará imperceptível. Um futuro no qual os limites entre a imaginação e o possível se tornarão imprecisos.
    A proposta do Autor em aliar a inteligência humana à inteligência artificial é, simplesmente um reconhecimento à possibilidade de existência de uma comunidade especial acima da média, alertando a humanidade que o impossível não é assim tão impossível como falam e, o que precisamos é, interagirmos, destruindo obstáculos indestrutíveis ao olho de uma única pessoa.
     
    É, simplesmente inacreditável saber que, em pleno século XXI, o homem permanece sendo vítima irreversível do seu trabalho quando não, está tornando vítimas outras pessoas inocentes envolvidas no seu processo de trabalho por atitudes comportamentais reprováveis e passíveis de controle por ações preventivas.
Desenvolvedor SA DesenvolvedorSA & ArpaDesign arpaDesign © Editora Nelpa | Todos os direitos reservados.